Alliance of Valiant Army, ou AVA, é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) totalmente gratuito, e podemos considerá-lo inclusive um dos melhores do gênero, podendo até ser comparado a alguns jogos pagos.
Não é mais um besteirol americano
Nos jogos deste estilo é possível notar que o gênero, além de dominado por jogos de perfil americo, sofre pela falta de inovações e bons contextos.
Quando se joga um FPS, a jogabilidade e o nível de realidade contam muito, e a história oferecida pelo jogo é um bônus que poucos desenvolvedores se dão ao trabalho de caprichar. Basicamente os jogadores escolhem uma classe, ou um time, e partem para o tiroteio.
Mas não é isso que ocorre em AVA! Se você curte uma boa história que possa te ajudar a escolher um lado da guerra terá um prato cheio.
Guerra quente
Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo foi dividido em dois pólos de influência, período conhecido como Mundo Bipolar. De um lado os EUA, e do outro a Ex-União Soviética, URSS, deram inicio a chamada Guerra Fria, em que os dois países nunca se enfrentaram diretamente em uma guerra, apenas por influências e em disputas tecnológicas. No ano de 1989, a queda do Muro de Berlim foi o símbolo do fim desse conflito de terror psicológico.
Em AVA, no dia 30 de dezembro, data em que se comemora o aniversário da ex-URSS, o presidente da Rússia Vladmir Mashkov, um conservador ultranacionalista, declara a formação da Nova Federação Russa (NFR) e retoma todos os países da Europa Ocidental. A nova federação se tornou o terceiro maior país em termos populacionais, ocupando 1/6 da área terrestre do planeta. Apoiada por países que foram discriminados pela União Europeia (UE), estes se fundem a NFR e outros acabam se tornando neutros às ações da "nova nação".
Em 2010 Mashkov começa a por em prática seu plano de fundar uma nova estrutura social e econômica na Europa, partindo para a conquista da região do Mar Negro, e após isso fixa suas tropas na Polônia. Os EUA tentam intervir, porém um acordo da NFR com a China impede a passagem de tropas americanas pelos flancos, o que incapacita a participação americana no conflito.
Toda a Alemanha e parte da França são dominadas pela nova Rússia, que mantém a pressão na UE. Em 2011, com medo do crescimento e do poder da Nova Federação Russa, a China quebra o acordo com o país e se torna neutra, dando oportunidade aos Estados Unidos de entrarem no conflito.
Agora as forças da União Europeia, em conjunto com o exército americano, estão prontas para contra-atacar a NFR.
Pílula Azul ou Vermelha?
Os jogadores poderão se juntar a qualquer um dos lados nessa guerra. Ambos os exércitos possuem três classes diferentes a disposição:
Rifle Man: São os pilares de qualquer equipe. Utilizam armas de assalto, possuem altos índices defensivos e são especialistas em explosivos. É o tipo de soldado perfeito para invasões que necessitam de grande poder de fogo. Possuem melhorar suas habilidades defensivas e utilização de explosivos.
Point Man: A classe mais ágil de todas, especialistas em combates de curto alcance, extremamente efetivos para surpreender inimigos pelas costas e em missões de reconhecimento. Podem obter habilidades para melhorar seu desempenho com facas e movimentação.
Sniper Man: Capazes de causar grandes estragos com disparos de longa distância. São perfeitos para dar cobertura ou defender áreas de grande importância. Adquirem habilidades que potencializam a utilização de seu armamento e melhorias de equipamentos, que podem aumentar sua sobrevivência.
O jogador pode avançar cerca de 50 patentes, acumulando pontos em cada jogo e medalhas por quantidades de inimigos mortos, "head shots" (tiros certeiros na cabeça do adversário) e uma infinidade de outras opções, além de contar com uma boa grana, acumulada no processo, para adquirir novas habilidades e melhorar ainda mais seus equipamentos.
Realidade que assusta
O grau de realidade de AVA está acima do comum. Ao analisarmos outros jogos famosos de FPS, quase sempre os personagens se movimentam de forma estranha, às vezes dando a impressão que estão deslizando, além disso, em algumas ocasiões parece que a física não se aplica a saltos e corridas. Já em AVA os personagens têm peso e a força da gravidade parece existir. O caminhar e a corrida ocorrem de forma extremamente natural, assim como as mortes, tudo é influenciado por uma física que foi muito bem trabalhada pelo fabricante.
Os cenários são muito detalhados, como carros, tijolos, escadas, escombros e uma série de obstáculos que você poderá interagir. Luzes e sombras são trabalhadas de forma a anular problemas de sombra excessiva, que dificultam a visualização de inimigos e fornecem uma claridade agradável ao jogo.
No final das contas
Alliance of Valiant Army tem uma jogabilidade excelente, e o mapa dos cenários auxilia muito em relação ao seu posicionamento e o de seu time. Os servidores têm uma qualidade de dar inveja a muitos outros jogos, fazendo com que "lag" (lentidão) seja coisa rara. É definitivamente um dos melhores FPS online e pode ser jogado de graça.